O Compensado, como já dito, é um tipo de madeira ‘engenheirada’, produzido por várias chapinhas de madeira entrelaçadas. O nome “compensado” vem exatamente da disposição dessas chapas onde “uma compensa a outra”, ou seja: cada chapa é colada com a direção do sentido do veio em oposição a outra chapa.
Além disso, todo compensado é feito com um número ímpar de lâminas. Isso ocorre pois, contando com uma lâmina central no qual se inicia a produção da chapa, é sempre necessário colar uma lâmina acima e outra abaixo, totalizando três, cinco, sete e assim por diante, garantindo a compensação das chapas.
Essa técnica permite, ainda, reduzir o desperdício gerado no processo de fabricação, uma vez que a madeira processada não precisa ser nivelada e nem lixada (diferente do que ocorre ao construir uma peça com troncos de árvores).
O material apresenta peso e elasticidade semelhantes à madeira in natura, no entanto, é mais resistente e homogêneo, o que permite a fabricação de peças de grandes dimensões como armários, portas e mesas de jantar.
Os diferentes tipos de compensado se destacam por serem muito resistentes ao calor e à umidade, podendo ser utilizados em projetos de móveis para os mais diversos ambientes.
Como são feitos da colagem de lâminas de madeira, existem diferentes tipos de compensado, variando o tipo de madeira utilizada em seu ‘miolo’ e até mesmo a cola. Conheça as principais diferenças entre o compensado civil e naval, e suas aplicações:
A construção civil é um dos principais motores da economia brasileira, possuindo a capacidade de empregar milhões de trabalhadores. Em 2019, tempos de crise econômica, ela apresentou crescimento, ainda que abaixo do esperado e desejado.
Existem vários tipos de compensados, cada um exercendo uma função mais adequada para cada tipo de necessidade. Os compensados para construção civil da A Casa do Compensado são selados com cola fenólica da cor preta, o que oferece maior resistência e durabilidade, podendo ser até reutilizados.
O compensado naval é composto de lâminas coladas em sentido alternado, também em número ímpar, lixadas em ambas faces. Sua cola é à base de fenol e formol (WBP). É o tipo de compensado 100% à prova d’água. Por ser o mais resistente, frequentemente é o mais utilizado em diversos tipos de projetos, podendo comportar-se bem em locais úmidos, como cozinha, banheiros, áreas de serviço, etc.
É utilizado também em revestimentos de pisos e paredes, característica que deriva do seu alto grau de flexibilidade, o maior de todas as subcategorias. Este modelo aceita vários tipos de revestimento, como lâminas de fórmica, tecidos e a própria pintura. Mesmo assim, não necessita de nenhum tipo de acabamento, pois sua própria aparência rústica é agradável e combina com diversos ambientes.