Compensados: Conheça os seus usos

O compensado é um material bastante usado nas construções, porém, ele pode se apresentar em vários tipos e entender as características de cada um deles é muito importante.

Compensado Naval

O compensado Naval possui maior resistência, pois em seu processo produtivo utiliza-se a cola fenólica, que possui maior resistência à água quando comparada com os demais tipos de cola.

Prensados com resina fenólica em sistema WBP, a linha apresenta características singulares que permitem, por meio de sua qualidade e versatilidade, serem utilizados para a montagem de prateleiras, forrações e uma infinidade de derivados similares.

Além da indústria naval, como sugere seu nome, esse tipo de compensado ainda pode ser usado em construções civis e dentro das residências, em que pode ser utilizado em ambientes como: banheiro, cozinha, área externa, etc. E é também uma ótima opção para construir móveis e compor a decoração da sua residência!

Além disso, ele apresenta grande estabilidade estrutural, o que permite criar estruturas e peças de mobiliário mais ousadas, que exibem diferentes tipos de ângulos. Seu desenho exibe lâminas de madeira de diferentes cores, o que confere toques modernos ao projeto, permitindo a construção de móveis com linhas orgânicas.

Compensados Resinados Cola Fenólica e Cola Branca

O compensando resinado cola fenólica é altamente resistente às variações de tempo, umidade, variações de temperatura e microorganismos. Neste caso, as chapas são formadas por camadas sobrepostas e prensadas com cola preta, também chamada de cola fenólica. É ela a responsável por tornar esse compensado um pouco mais resistente à umidade que o resinado com cola branca.

Possui usos um pouco mais amplos que o anterior, como para a criação de formas variadas para construções pesadas e também para a montagem de palcos. A linha resinada fenólica também permite a reutilização de material.

O compensado Cola Branca são preparados com resina-cola (à base de ureia e formol) em suas camadas internas. De tonalidade clara, este compensado é indicado na construção de edificações no sistema a seco. Esse é o tipo menos resistente sendo formado por camadas sobrepostas de madeiras prensadas com cola branca. Ele não apresenta boa resistência à umidade e possui um número menor de reutilização. Por isso, este compensado costuma ser usado em canteiros e barracas de obras.

Compensado Plastificado

Configurando produtos de grande resistência, o compensado plastificado  consiste em chapas prensadas  com densas camadas de resina  fenólica que permitem ao  comprador um maior número  de reutilizações do produto,  apresentando uma longa vida  útil e consequentemente a  rentabilidade das obras o qual  é empregada. 

O compensado plastificado é formado por um número ímpar de camadas sobrepostas e unidas com cola preta. Assim como o resinado, a composição é realizada de modo que as fibras se cruzem. A chapa de madeira conta com uma película, denominada de filme, para que o acabamento fique aparente e para poder resistir a umidade.

Devido à aplicação do polímero, que torna a peça impermeável, o compensado plastificado para construção civil é considerado a evolução do compensado tradicional. Esse tipo de compensado tem várias aplicações na construção civil, podendo ser utilizado, por exemplo, para fazer formas de concreto, que precisam de um acabamento homogêneo ou que demandem mais resistência para minimizar o risco de fissuras no concreto.

Além dessa aplicação, o compensado plastificado pode ser usado para construir andaimes, tapumes, piso de carroceria de caminhão, assoalho de aeronaves e barcos devido à resistência à umidade. 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print