O compensado naval é destinado para a utilização em locais onde exista grande contato com a umidade, já que possui maior resistência à água. Ele é recomendado pois ambientes úmidos são, naturalmente, um grande problema para os compensados comuns.
Ele possui maior resistência, pois em seu processo produtivo utiliza-se a cola fenólica, que possui maior resistência à água quando comparada com os demais tipos de cola. Seu uso é muito indicado para ambientes como banheiro e cozinha, onde naturalmente existe maior contato com a umidade.
Além disso, ele apresenta grande estabilidade estrutural, o que permite criar estruturas e peças de mobiliário mais ousadas, que exibem diferentes tipos de ângulos. Seu desenho exibe lâminas de madeira de diferentes cores, o que confere toques modernos ao projeto, permitindo a construção de móveis com linhas orgânicas. Seus principais benefícios são:
- É resistente ao tempo e à água;
- Tem maior resistência ao empenamento e, quando empena, o grau é menor do que nas demais placas de madeira;
- É mais leve e tem maior aderência a pregos e parafusos;
- Seu preço é baixo;
- É ecologicamente correto, podendo ser utilizado ao natural;
- Aceita vários tipos de acabamento.
Como é feito o compensado?
Você já sabe que o compensado é formado pela união de várias chapas finas de madeira, mas ainda não conhece todo o seu processo produtivo desde a extração da madeira na natureza, não é mesmo? Veja como é produzido o compensado:
- A madeira é extraída da natureza e cortada em partes que facilitem o transporte em caminhões até às fábricas.
- Nas fábricas, os troncos são colocados em um determinado local, onde serão submetidas ao processo de cozimento por cerca de 12 horas.
- Após o cozimento os troncos são levados para outro local, onde possam esfriar.
- Após esfriar a madeira é levada para um equipamento conhecido como torno, onde será descascada e laminada.
- As lâminas são empilhadas e encaminhadas para um equipamento conhecido como secador. A sua função é retirar da madeira a umidade que restou após o processo de cozimento.
- Após o cozimento as madeiras são empilhadas por no mínimo 3 dias, até que esfriem novamente.
- Após esfriar completamente as lâminas são levadas para a aplicação de cola, onde serão sobrepostas umas sobre as outras em sentido sempre oposto, visando a amarração da madeira.
- Após a aplicação da cola, as chapas são colocadas em um prensa a alta temperatura para que possam se unir umas às outras.
- Após a prensagem a madeira é submetida ao processo de corte, lixamento e acabamento, visando a correção de imperfeições.
- Por final, a madeira é disponibilizada em um estoque final para transporte e a entrega até você!